(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OEA discute crise na Venezuela


postado em 28/03/2017 13:01

Os 34 países da Organização dos Estados Americanos (OEA) discutem nesta terça-feira a crise na Venezuela, o que Caracas considera uma ingerência por parte de uma facção minoritária e do secretário-geral, Luis Almagro.

Um grupo de 14 países aumentou a pressão sobre a Venezuela na semana passada, emitindo um comunicado conjunto exigindo a libertação dos "presos políticos" e a definição de um cronograma para eleições, algo que o governo venezuelano considerou um "assédio" contra o presidente Nicolas Maduro.

Almagro, que equipara o governo venezuelano a uma "ditadura", recomendou há duas semanas a suspensão do país, evocando a Carta Democrática Interamericana em caso de não convocação de eleições gerais "livres".

O vice-secretário dos Estados Unidos para o Hemisfério Ocidental, Michael Fitzpatrick, ressaltou que os países do órgão vão discutir na reunião desta terça-feira "todas as ferramentas disponíveis" para tentar ajudar a Venezuela a "superar a crise econômica e humanitária", chamando o governo venezuelano a participar de uma "discussão produtiva".

A Venezuela pediu a anulação da sessão extraordinária no Conselho Permanente, mas o apoio de 18 países dos 34 membros ativos da OEA (Cuba foi readmitida, mas não assiste às reuniões) garantirá a sua realização.

A Venezuela está mergulhada em uma crise de escassez de medicamentos e alimentos, e seus habitantes sofrem com a mais alta inflação do mundo, que, de acordo com o FMI, encerrou 2016 em 475% e poderá atingir 1.660% este ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)