Maduro descarta indulto a Leopoldo López

AFP

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, descartou nesta quinta-feira indultar o líder opositor preso Leopoldo López, esclarecendo que sua oferta para trocá-lo com o porto-riquenho Óscar López Rivera, que os Estados Unidos libertará, foi apenas uma brincadeira.

"Oscar López Rivera jamais matou alguém, nunca queimou nada.

Seu único crime foi pedir a independência de Porto Rico. Não há comparação. O caso de López, muito além da brincadeira que fiz, está nas mãos da Justiça venezuelana", declarou Maduro em entrevista coletiva.

Em 4 de janeiro de 2015, Maduro respondeu aos apelos dos Estados Unidos pela libertação de Leopoldo López propondo uma troca "homem por homem" por Óscar López.

"A única forma de usar minhas faculdades presidenciais (para indultar López) é colocá-lo no avião para os Estados Unidos para que me entreguem Óscar López Rivera", em uma troca "homem por homem", disse Maduro na ocasião.

Óscar López Rivera, detido desde 1981 por terrorismo envolvendo os movimentos separatistas de Porto Rico, teve sua pena comutada por Obama e será libertado no próximo dia 17 de maio.

Após a decisão de Obama, anunciada na véspera, líderes opositores venezuelanos desafiaram Maduro a honrar sua palavra.

"Maduro disse que se Obama libertasse Óscar López ele libertaria Leopoldo. Bom, Obama libertou", escreveu no Twitter Freddy Guevara, vice-presidente do Parlamento venezuelano.

López cumpre uma pena de quase 14 anos de prisão por "incitação à violência" nos protestos contra Maduro em 2014, nos quais morreram 43 pessoas.

.