(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Otan preocupada por declarações de Trump


postado em 16/01/2017 08:07

A Otan está preocupada com as declarações do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que a classificou de "obsoleta" em uma entrevista, declarou o chefe da diplomacia alemã, Frank-Walter Steinmeier, depois de se reunir com o secretário-geral da Aliança Atlântica.

"As declarações do presidente eleito Trump, que considera a Otan obsoleta, foram recebidas com preocupação", disse Steinmeier ao chegar a uma reunião de ministros das Relações Exteriores da UE em Bruxelas.

Para Steinmeier, as declarações de Trump entram "em contradição com o que o (próximo) secretário de Defesa americano disse durante sua audiência em Washington há apenas alguns dias". "Veremos quais são as consequências para a política americana", acrescentou.

Embora a reunião desta segunda-feira dos chanceleres europeus estivesse dedicada à situação na Síria e no Oriente Médio, a entrevista do presidente eleito dos Estados Unidos aos jornais The Times e Bild pode "influenciar" na reunião, ante a agitação gerada em Bruxelas, disse.

Para Trump, "a Otan tem problemas, está obsoleta, em primeiro lugar porque foi criada há muitos e muitos anos", e "porque não se ocupou do terrorismo", embora tenha reconhecido que a Aliança Atlântica é "muito importante".

O ministro das Relações Exteriores espanhol, Alfonso Dastis, convocou, por sua vez, a esperar que Trump assuma seu cargo, no dia 20 de janeiro. "À medida que Donald Trump for conhecendo a UE e a Otan de dentro e participando de seus trabalhos, eu espero que mude de opinião", disse em Bruxelas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)