(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turquia obtém impressões digitais do atirador responsável por ataque no ano novo

39 pessoas foram mortas na noite de ano novo. Oito pessoas estão detidas


postado em 02/01/2017 16:31 / atualizado em 02/01/2017 17:17

Polícia diz que está perto de identificar homem que matou 39 pessoas em boate(foto: AFP PHOTO / TURKISH POLICE)
Polícia diz que está perto de identificar homem que matou 39 pessoas em boate (foto: AFP PHOTO / TURKISH POLICE)

O vice-primeiro-ministro da Turquia, Numan Kurtulmius, disse que as autoridades do país obtiveram as impressões digitais e uma descrição básica do atirador que atacou uma boate de Istambul na noite de ano-novo. Segundo Kurtulmius, a polícia turca está próxima de identificá-lo.

Em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, o vice-primeiro-ministro confirmou que oito pessoas haviam sido detidas por uma possível ligação com o ataque. Kurtulmus afirmou que o ato foi uma mensagem de que as organizações extremistas pretendem continuar sua luta contra a Turquia em 2017.

 
O ataque

À 01h25 de domingo (20h15 de sábado, hora de Brasília), uma pessoa armada com um fuzil apareceu diante da boate Reina, no coração de Istambul, e abriu fogo contra as pessoas que estavam na entrada, segundo o governador do Istambul, Vasip Sahin.

A matança foi reivindicada nesta segunda-feira pelo grupo radical Estado Islâmico (EI), que em um comunicado assinalou que o agressor era "um dos soldados do califado".

Porta de boate vira palco de homenagens às vítimas da chacina(foto: AFP PHOTO / TURKISH POLICE)
Porta de boate vira palco de homenagens às vítimas da chacina (foto: AFP PHOTO / TURKISH POLICE)

As autoridades turcas se lançaram à caçada do atirador, que "aproveitando o caos" gerado na discoteca conseguiu fugir, segundo o primeiro-ministro Binali Yildirim.

Yildirim desmentiu as informações da imprensa de que o autor da matança estava fantasiado de Papai Noel e acrescentou que ele abandonou a arma no local do crime.

Algumas testemunhas afirmaram ter ouvido o agressor falar em árabe, mas as autoridades ainda não confirmaram esta versão.

O jornal Hürriyet, por sua vez, informou que o autor do massacre pode ser originário de um país da Ásia Central, Quirguistão ou Uzbequistão.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)