Jornal Estado de Minas

Touros reagem em tourada na Colômbia e três toureiros são atingidos

Bandarilheiro Gustavo Garcia foi jogado ao chão - Foto: LUIS ROBAYO / AFPUma tourada em Cali, na Colombia, nessa segunda-feira (26), ficou marcada não pela vitória dos toureiros, mas pela resistência dos touros à derrota.

Embora todos os touros tenham saído mortos da arena de Canaveralejo, deram muito trabalho aos toureiros e, em pelo menos três oportunidades, conseguiram acertar seus algozes.

E a plateia, que esperava assistir mais uma vez à soberania absoluta do homem sobre o animal, viu que, pelo menos dessa vez, não foi bem assim.

Andres Roca Rey foi um dos atingidos. Os chifres do touro acertaram o peito do toureiro.

Picador Rafael Torres ficou sob o touro e o cavalo que cavalgava - Foto: LUIS ROBAYO / AFP
Em outro momento, um segundo touro derrubou Gustavo Garcia, bandarilheiro que fazia parte da quadrilha do toureiro espanhol David Fandila ''El Fandi'', que veio se exibir em terras colombianas.

 

Fandila e Roca Rey, aliás, tiveram muito trabalho. Um terceiro touro provocou a cena mais assustadora do torneio, realizado durante a Feira de Cali. o picador Rafael Torres foi derrubado do alto de seu cavalo pelo touro e, por sorte, não ficou preso sob os dois animais. A cabeça do touro foi coberta pela capa para que interrompesse os ataques, até que o atingido fosse salvo.


Embora as touradas sejam muito antigas - os primeiros registros são do século XII, atualmente, grupos de defesa de direitos dos animais condenam o ''espetáculo'' sob o argumento principal de maus tratos e crueldade contra os animais.

.