(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump considera Paquistão e paquistaneses 'fantásticos'


postado em 01/12/2016 08:10

Donald Trump fez elogios ao primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, um "cara genial", e considerou seus compatriotas "um dos povos mais inteligentes", segundo as declarações transmitidas por Islamabad sobre uma conversa telefônica entre os dois líderes.

"Você é um cara genial. Faz um trabalho extraordinário, é visível. Estou ansioso para conhecê-lo em breve. Ao falar com você, senhor primeiro-ministro, tenho a impressão de falar com alguém que conheço há muito tempo", disse Trump, segundo as declarações divulgadas em um comunicado do governo paquistanês.

"Os paquistaneses são um dos povos mais inteligentes", declarou o presidente eleito dos Estados Unidos, segundo o mesmo comunicado, publicado na madrugada desta quinta-feira.

Sharif telefonou a Trump para felicitá-lo por sua vitória nas eleições de 8 de novembro.

Sharif convidou o presidente eleito a visitar o Paquistão e Trump respondeu que "ficará encantado em visitar este país fantástico, um lugar fantástico onde vive gente fantástica".

Tanto entusiasmo provocou choque entre a imprensa e as redes sociais paquistanesas, cujos internautas lembraram a retórica anti-islã do presidente eleito e suas declarações anteriores sobre o Paquistão, muito críticas.

No dia 17 de janeiro de 2012, Trump tuitou: "Que fique claro: o Paquistão não é nosso amigo. Demos a eles bilhões de dólares e o que recebemos em troca? Traição, falta de respeito e coisas piores. #ÉHoraDeSerFirme".

O Paquistão também está preocupado com a afinidade que Trump demonstrou com seu país vizinho e rival histórico, Índia, depois de ter se reunido com seu primeiro-ministro, Narendra Modi, no mês passado.

O Paquistão é muito dependente do apoio dos Estados Unidos, que preveem para o ano fiscal de 2017 uma ajuda econômica e militar de 1 bilhão de dólares.

Após a eleição de Trump, os paquistaneses se perguntam sobre as consequências desta ajuda e sobre as relações diplomáticas entre os dois países.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)