Jornal Estado de Minas

Detido na Alemanha funcionário da Inteligência suspeito de preparar atentado

Um funcionário do serviço de Inteligência interior da Alemanha foi detido, suspeito de preparar um atentado islamita contra a sede da agência em Colônia, anunciaram nesta terça-feira a revista Der Spiegel e o jornal Die Welt.

Segundo estes veículos, o detido, um alemão de 51 anos, aparentemente disponibilizou na internet "informações sensíveis sobre o Gabinete de Defesa da Constituição", a cargo da Inteligência doméstica, e além disso, invadiu o serviço a fim de reunir informações para planejar um atentado com explosivos contra a sede.

"É acusado de ter expressado, com um nome falso, ideias islamitas na internet e de ter proposto informações internas na internet e de ter proposto informações internas na administração em chats", confirmou à AFP uma porta-voz do Gabinete ou para seus colaboradores".

Foi emitida uma ordem de detenção contra ele, acrescentou a fonte.

Segundo a Der Spiegel, o homem reconheceu admitiu os fatos. Em sua audiência, teria mencionado projetos de atentados cometidos "em nome de Alá", escreveu a Die Welt.

O homem, um funcionário de banco, pai de família, teria trabalhado desde abril passado para os serviços de Inteligência alemães e estaria encarregado de vigiar os meios islamitas alemães, segundo a revista.

Segundo o Gabinete, citado pela Der Spiegel, durante sua formação não foi detectado nenhum elemento suspeito.

Usando vários pseudônimos, o detido teria divulgado, em fóruns de discussão, informações a um interlocutor, informou a Der Spiegel a procuradoria de Düsseldorf (oeste), encarregada da investigação.

De acordo com a revista, o suspeito teria sido descoberto há aproximadamente um mês.

.