(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Diálogo para resolver crise venezuelana cambaleia


postado em 24/11/2016 21:16

O diálogo que busca resolver a grave crise da Venezuela cambaleia: a oposição ameaça se levantar da mesa caso o governo insista em rejeitar a consideração de uma saída eleitoral no dia 6 de dezembro, quando as partes voltarão a se encontrar sob os auspícios do Vaticano.

Os insultos e as acusações mútuas de descumprimento dos acordos pioraram esta semana, quando foi registrado um incidente, ainda não reconhecido pelo governo, que segundo a oposição esteve a ponto de fazer o processo, iniciado em 30 de outubro, naufragar.

"De maneira unilateral, o governo não só havia congelado o diálogo no nível das mesas de trabalho, às quais não compareceu na terça-feira, como colocou em 'veremos' a reunião plenária de dezembro", afirmou nesta quinta-feira o secretário-executivo da coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), Jesús Torrealba.

Dirigentes opositores como o ex-candidato à Presidência Henrique Capriles sustentam que a causa do "congelamento" foi a discussão - na última terça-feira no Parlamento de maioria opositora - do caso de dois sobrinhos da esposa de Maduro, Cilia Flores, declarados culpados por tráfico de drogas nos Estados Unidos.

Mas pouco depois de diversas declarações da MUD nesse sentido, Maduro apareceu na televisão com o ex-governante espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, um dos facilitadores do processo, para negar que tivesse se retirado. "A mesa de diálogo segue avançando", destacou.

O analista Luis Vicente León falou à AFP que os tropeços são parte de um "jogo desequilibrado e cheio de manipulação", no qual o governo conseguiu diminuir a pressão internacional e popular contra si, diante de uma oposição quebrada e que "provavelmente não poderá conseguir o que realmente é pedido pelas maiorias".

Segundo uma pesquisa de outubro da empresa Datanálisis, presidida por León, 78,5% dos venezuelanos rejeita a gestão de Maduro, diante da profunda crise econômica, que se reflete na forte escassez de alimentos e remédios e uma inflação que, segundo o FMI, alcançará, 475% em 2016.

"Nada a falar"

A tensão pode aumentar ainda mais. Um dos 15 partidos da MUD, que rechaça o diálogo - dos cerca de trinta que a integram - iniciou um processo para pedir que se investigue Maduro por suposta cumplicidade com os sobrinhos de sua esposa, condenados nos Estados Unidos por tráfico de drogas.

Segundo setores da oposição, foi o mesmo Rodríguez Zapatero que os informou sobre o mal-estar no governo pelo debate parlamentar sobre o caso dos sobrinhos, mas ninguém do governo falou sobre essa versão.

O fato é que ambas as partes se acusam mutuamente de descumprir os acordos combinados na segunda etapa de conversas em 12 de novembro: uma convivência pacífica, medidas paliativas para a crise de alimentos e remédios, e superação das diferenças em torno dos poderes públicos.

Mas os acordos são ambíguos e gerais, o que continua dando espaço a interpretações distintas para um lado e outro.

"Se não há resultados, de que vale o processo? Até agora o governo não cumpriu nada e a oposição tudo. Em 6 de dezembro teremos que ir pela saída eleitoral. Queremos a data. Se não, não contem comigo nessa festa", advertiu nesta quinta-feira Capriles.

A MUD, dividida, pois a metade dos partidos que a integram acredita que não vale à pena negociar com o chavismo, insiste que o objetivo dos contatos deve ser a reativação de um referendo revogatório contra Maduro - suspenso em 20 de outubro - ou um adiantamento das eleições previstas para dezembro de 2018.

"Para onde isso vai? Este governo quer nos condenar à violência política", advertiu Torrealba, ao reiterar que a única saída à crise é eleitoral.

Não obstante, o governo descartou que isso esteja em discussão. Maduro se vê terminando seu mandato em janeiro de 2019 e dialogando por um bom momento. "Receberemos janeiro, fevereiro, março com uma mesa fortalecida", assegurou na quarta-feira.

Mas o número dois do chavismo, Diosdado Cabello, considerado da ala radical, sentenciou: "A direita não cumpriu com os acordos e enquanto não cumprirem, nós não temos nada a falar com eles", manifestou na noite de quarta-feira.

Nesse sentido, pediu ao Parlamento que cumpra a ordem da Corte máxima de deixar sem efeito, em um ato formal, a juramentação de três deputados opositores cuja eleição foi suspensa por denúncias de fraude feitas pelo chavismo.

É a condição para levantar a declaratória de "desacato" contra a Assembleia, que só se deu por notificada do pedido de desvinculação feito através dos próprios parlamentares.

Pouco otimista sobre as conversações, o acadêmico Benigno Alarcón advertiu que "a mesa de negociação foi criada para desmontar os mecanismos de pressão" e se o governo conseguiu isso, "não há nenhuma razão para negociar, nem dar nada".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)