Jornal Estado de Minas

Trump diz manter 'mente aberta' sobre deixar acordo de Paris

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou nesta terça-feira (22) que estuda uma eventual retirada de seu país dos acordos de Paris sobre as mudanças climáticas, embora tenha afirmado que mantém a "mente aberta" a esse respeito.

"Estou analisando essa questão muito detalhadamente. Tenho a mente aberta sobre o tema", disse o presidente eleito a um painel formado por repórteres do jornal The New York Times, veículo com o qual mantém uma guerra aberta.

Quando lhe perguntaram sobre se acreditava que a mudança climática estava relacionada às atividades humanas, o empresário se limitou a responder: "Acho que há alguma conexão. Algo, alguma coisa. Mas depende de em que quantidade acontece".

Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu que, se eleito, denunciaria os acordos de Paris, chegando a afirmar que a mudança climática era um boato que a China fez circular para prejudicar a concorrência dos Estados Unidos.

Em suas declarações desta terça ao NYT, Trump reconheceu que também analisa a questão da mudança climática do ponto de vista comercial: "quanto custará às nossas empresas" e como afetará a competitividade dos produtos americanos.

O acordo firmado em Paris no final de 2015 se propõe a reduzir o aquecimento global em 2ºC. Os Estados Unidos ratificaram o acordo em setembro por empenho pessoal do atual presidente, Barack Obama.

.