(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento estônio aprova moção de censura contra premiê


postado em 09/11/2016 13:25

O parlamento estônio aprovou nesta quarta-feira a moção de censura apresentada contra o primeiro-ministro Taavi Roivas, provocando assim a queda de seu governo.

A moção foi aprovada com 63 votos a favor e 28 contra.

A coalizão tripartite que governava a Estônia se dissolveu na segunda-feira, depois que os social-democratas e os conservadores decidiram finalizar a cooperação com o primeiro-ministro de centro-direita por desacordos sobre a liderança no país báltico.

Roivas, pertencente ao Partido da Reforma, de centro-direita, perdeu a confiança de seus aliados: o partido social-democrata e a formação conservadora IRL.

O governo de orientação europeia liderava o país de 1,3 milhões de habitantes desde abril de 2015.

"Para os social-democratas do SDE e os conservadores do partido da Reforma (de Roivas) este governo chegou a seu fim", declarou à AFP o porta-voz do SDE, Heidi Ojamaa.

A coalizão dispunha de 59 cadeiras sobre as 101 do Parlamento da Estônia.

Por sua parte, o vice-presidente do Partido da Reforma, Hanno Pevkur, advertiu que a "Estônia se dirigia a uma coalizão de esquerda".

"Isto é perigoso", acrescentou em uma declaração à televisão pública na qual informou que seu partido se reunirá na terça-feira para discutir a renúncia de Roivas, de 37 anos.

"O governo foi derrubado com a saída do SDE e do IRL, que agora estão ativamente em negociações com a oposição do Partido de Centro", disse à AFP o analista político Ahto Lobjakas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)