(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polêmica na Áustria após anúncio de demolição da casa de Hitler


postado em 18/10/2016 12:22

O Ministério do Interior da Áustria desatou uma polêmica ao anunciar que a casa onde Adolf Hitler nasceu vai ser demolida, uma decisão questionada por vários especialistas nesta terça-feira.

Depois de uma longa batalha legal com a atual dona do local, o ministro do Interior, Wolfgang Sobotka, disse à imprensa austríaca que a propriedade, situada na cidade de Braunau (norte), seria demolida para impedir que se torne um santuário neonazista.

Sobotka acrescentou que o concreto da casa seria conservado e utilizado para construir um novo edifício destinado a abrigar alguma instância administrativa ou uma organização beneficente.

O ministro disse que a decisão foi tomada levando em conta as recomendações de um comitê de especialistas, mas vários dos 13 membros do painel negaram nesta terça-feira que a comissão tenha apoiado a demolição da enorme casa de fachada amarela, onde Hitler nasceu em 20 de abril de 1889.

"A opção da demolição foi mencionada de maneira explícita na proposta (do governo) e não foi aprovada por nós", disse Clemens Jabloner, ex-presidente do mais alto tribunal administrativo da Áustria, em um comunicado emitido em conjunto com o historiador Oliver Rathkolb.

O comitê defende "uma reforma arquitetônica profunda", já que demolir a casa "equivaleria a negar o passado nazista da Áustria", disse a dupla.

A propriedade em ruínas situada no centro histórico de Braunau está vazia desde 2011, quando o governo se envolveu em uma disputa judicial com a atual proprietária, Gerlinde Pommer, cuja família possui a casa há mais de um século.

Em 1972, o governo austríaco assinou um contrato com Pommer e transformou a casa em um centro para pessoas deficientes. Mas o acordo terminou cinco anos atrás, quando a proprietária se negou a autorizar trabalhos indispensáveis de renovação e o lugar foi fechado.

Desde então, o destino da casa é alvo de intensos debates entre especialistas e no interior do governo austríaco.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)