(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sérvia deve reconhecer Kosovo independente, diz premiê albanês


postado em 14/10/2016 07:13

A Sérvia deve reconhecer que sua ex-província de Kosovo é um Estado independente - afirmou o primeiro-ministro albanês, Edi Rama, em entrevista à AFP em Belgrado.

Na capital sérvia, Rama se reuniu com o premiê Aleksandar Vucic.

Aqueles que se recusam a reconhecer sua independência "continuam a se agarrar a um fantasma (...). Acabou. O Kosovo é um Estado, é um Estado reconhecido pelas mais importantes potências do mundo", declarou Edi Rama, acrescentando que "é um povo que fez sua escolha".

Há dois anos, propostas similares por ocasião da primeira visita de um chefe de Governo albanês na Sérvia, em 68 anos, provocaram um forte desentendimento entre ambos, e Vucic lamentou a "provocação", acusando Rama de querer "humilhar a Sérvia em Belgrado".

Em 2014, "a reação foi inacreditável", comentou Edi Rama, para quem "hoje, é um debate aberto".

Ex-província sérvia povoada majoritariamente de albaneses, Kosovo declarou sua independência em 2008, depois de uma guerra separatista em 1998-99 contra as forças de Belgrado. Com o apoio de Moscou, a Sérvia nunca reconheceu essa nova condição, ao contrário de mais de 100 países.

Se, desde o incidente de 2014, ambos vinham trocando acusações, hoje, Edi Rama evocou "uma bela relação".

Ainda assim, completou, "para mim, a Sérvia deve reconhecer o Kosovo, para o bem da própria Sérvia, enquanto que, para ele, isso permanece um tabu".

Durante a entrevista à AFP, Aleksandar Vucic também celebrou a relação com Rama: "nós dois compreendemos o interesse do nosso povo".

Em comunicado divulgado nesta quinta (13), ele repetiu que "o desenvolvimento das relações entre os dois países contribui para a estabilidade na região".

Nesta sexta-feira (14), Edi Rama e Aleksandar Vucic devem voltar a se encontrar na cidade sérvia de Nis, em paralelo em fórum empresarial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)