(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conmebol investiga denúncia de corrupção na escolha da final da Copa América-2007


postado em 10/10/2016 19:40

A Conmebol pediu uma investigação sobre a denúncia do ex-prefeito de Maracaibo, que alega ter subornado a entidade para garantir que a final da Copa América de 2007 fosse na cidade.

"Condeno de forma enérgica a corrupção do passado, que tanto causou dano ao futebol sul-americano", afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em comunicado divulgado no seu site oficial.

"Eu pedi para se investigar essas graves denúncias", declarou o dirigente.

Ex-prefeito de Maracaibo, Giancarlo di Martino revelou em entrevista publicada no último sábado que a "alta cúpula" da Conmebol cobrou um milhão de dólares para que a cidade venezuelana fosse escolhida para sediar a decisão do torneio continental.

O jogo realmente aconteceu em Maracaibo, e não em Caracas, e o Brasil derrotou a Argentina por 3 a 0.

Foram citados pelo ex-prefeito três altos dirigentes investigados pela justiça americana por receber propinas na venda de direitos de transmissão da Copa América.

São eles o paraguaio Nicolás Leoz, presidente da Conmebol em 2007, seu sucessor, o uruguaio Eugenio Figueredo, que era vice-presidente na época, e Rafael Esquível, então presidente da federação venezuelana.

De acordo com Giancarlo di Martino, o ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, também participou do jantar onde tudo foi acertado.

"Tivemos que dar um aporte importante para poder terminar de consolidar essa final: um milhão de dólares", denunciou o ex-prefeito em entrevista ao jornal Panorama.

"Foram Figueredo e Esquivel que decidiram finalmente conceder a partida definitivamente a Maracaibo", completou.

Leoz e Figueredo cumprem prisão domiciliar em Assunção e Montevidéu, respectivamente, enquanto Esquível foi extraditado para os Estados Unidos em setembro do ano passado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)