Jornal Estado de Minas

Esquadra aérea chinesa sobrevoa estreito de ilhas japonesas

Mais de 40 aeronaves militares chineses sobrevoaram um estreito entre duas ilhas japonesas no mar da China Oriental, anunciou nesta segunda-feira o ministério da Defesa chinês, num momento em que os países da região disputam a soberania das ilhas do mar da China meridional.

Os aviões da Força Aérea chinesa, bombardeiros, caças Sukhoi 30 e aviões-tanque, sobrevoaram no domingo o estreito de 300 km de comprimento entre as ilhas de Okinawa e de Miyako, situadas no sul do Japão, segundo um comunicado do ministério.

Este exercício no Pacífico tinha por objetivo "testar as capacidades de combate no mar", disse o ministério.

Em Tóquio, o ministério da Defesa japonês indicou que este voo era inédito. Os caças chineses nunca haviam sobrevoado até agora o estreito de Miyako.

A região sobrevoada no domingo pela esquadra chinesa encontra-se no mar da China oriental, onde Pequim e Tóquio, mas também Taipei, reivindicam a soberania de um arquipélago chamado de Senkaku pelos japoneses e Diaoyu pelos chineses. O arquipélago está controlado pelo Japão.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ao inaugurar as sessões do Parlamento, advertiu nesta segunda-feira que seu país "jamais tolerará uma iniciativa unilateral que tenha por objetivo modificar o status quo" nas águas disputadas.

.