(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreia do Norte diz que testou com sucesso novo motor de foguete


postado em 20/09/2016 09:01

Seul, 20 - A Coreia do Norte anunciou que realizou um teste bem-sucedido de um motor de foguete de alta potência para o lançamento de satélites. A notícia é mais uma fonte de preocupação sobre os progressos da ditadura comunista no desenvolvimento de mísseis balísticos de longo alcance.

A descrição do novo motor era similar à de um propulsor de foguete que os Estados Unidos afirmaram que Pyongyang elabora em colaboração com o Irã, segundo especialistas, o que indica que a tecnologia da Coreia do Norte pode ser compartilhada com Teerã. O Ministério da Defesa sul-coreano afirmou que sua avaliação é de que o motor testado pode ser usado para um míssil de longo alcance.

A agência estatal norte-coreana afirmou nesta terça-feira que o ditador Kim Jong Un havia conduzido o teste em solo de um motor com 80 toneladas de impulso no principal centro de pesquisa espacial do país, no extremo noroeste da Coreia do Norte. A data do teste não foi informada, mas a imprensa norte-coreana em geral reporta as atividades do presidente no dia seguinte aos fatos. A nota diz que o teste foi um sucesso e dá uma garantia "científica e tecnológica" para o plano norte-coreano de lançar mais satélites.

A Coreia do Norte diz que seu programa espacial é para fins pacíficos, mas os lançamentos de foguetes balísticos do país são proibidos pela Organização das Nações Unidas porque a tecnologia usada pode também servir para a produção de mísseis.

O regime norte-coreano ignorou a proibição da ONU e reforçou os testes de foguetes, mísseis e armas nucleares neste ano. A China, um aliado da Coreia do Norte, não criticou diretamente o país por seu teste mais recente, mas pediu que "todas as partes" respeitem as resoluções da ONU sobre o uso de tecnologia de mísseis balísticos. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)