(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jogos Paralímpicos do Rio-2016 em números


postado em 04/09/2016 13:52

Os Jogos Paralímpicos de verão, que terão sua 15ª edição entre 7 e 18 de setembro, no Rio, são os primeiros celebrados na América do Sul e os mais importantes em termos do número de países representados, apesar da exclusão inédita de atletas russos.

Seguem abaixo os principais números dos Jogos Paralímpicos do Rio-2016:

- 1 país, a Rússia, foi excluído por causa do escândalo de doping, um caso inédito

- 2 atletas, um lançador de disco iraniano e um nadador sírio, farão parte da primeira equipe de refugiados da história dos Jogos Paralímpicos.

- 4 locais de competição: Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã, bem como uma vila paralímpica. Estes Jogos aproveitarão as mesmas estruturas das utilizadas nos Jogos Olímpicos (5 a 21 de agosto)

- 12 dias de competição: de 7 a 18 de setembro

- 15ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão

- 22 esportes no programa: atletismo, remo, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, futebol de 5, ciclismo (estrada e pista), esgrima em cadeira de rodas, hipismo, futebol de 7 paralímpico, golbol, levantamento de peso, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei sentado.

- 95 é o número de medalhas de ouro conquistadas pela China, grande vencedora dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, edição em que o Brasil faturou 21 ouros (além de 14 pratas e 8 bronzes), posicionando-se na 7ª posição do quadro de medalhas.

- 161 países representados contra 160 em Londres-2012

- 285 é o número de esportistas que compõem a delegação brasileira paralímpica

- 528 medalhas de ouro em disputa: 226 para as mulheres, 38 mistas e 264 para os homens

- 680 horas de competições transmitidas ao vivo e em alta definição (HD) no site dos Jogos Paralímpicos (www.paralympics.org)

- 700 pessoas da tocha paralímpica vão se revezar para percorrer cinco grandes cidades brasileiras (Brasília, Belém, Natal, São Paulo e Joinville) antes de a chama chegar no estádio do Maracanã, no Rio, para a cerimônia de abertura

- 2.642 será o total de medalhas distribuídas: todas terão um dispositivo em aço que emitirá sons decrescentes do ouro ao bronze para que os portadores de deficiência visual possam reconhecê-las e trarão a inscrição "Rio 2016 Paralympic Games" em braile

- 4.300 é o número de atletas esperados

- 15.000 peças na oficina de reparo de cadeiras e próteses dos atletas

- 30.000 voluntários

- 2,4 milhões de ingressos à venda para assistir às competições


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)