(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã estaciona sistema de defesa antiaérea ao redor de instalações nucleares


postado em 29/08/2016 11:13

Teerã, 29 - O governo do Irã instalou o sistema de defesa antiaérea S-300 para proteger a instalação nuclear de Fordo, de acordo com relatos da televisão local.

Imagens divulgadas pela televisão estatal iraniana mostram o sistema S-300, de fabricação russa, chegando ao local. A reportagem não dizia se o sistema estava operacional.

O general da força de defesa antiaérea, Farzad Esmaili, não quis comentar a reportagem. "Talvez você possa ir a Fordo agora e o sistema não estar lá", ele disse a outra rede de televisão estatal nesta segunda-feira, acrescentando que o S-300 deve ser realocado frequentemente.

A Rússia começou a entregar unidades do sistema antiaéreo neste ano. O acordo foi firmado em 2007, mas postergado em função das sanções nucleares impostas pouco depois.

As instalações de Fordo foram construídas a uma profundidade de 90 metros do solo, abaixo de uma montanha situada a 100 quilômetros da capital. Elas foram reveladas ao mundo em 2008.

Críticos do programa nuclear iraniano afirma que Fordo é uma prova das intenções de Teerã de produzir armas nucleares secretamente. O governo, porém, afirma que as instalações são usadas para a pesquisa e fabricação de isótopos utilizados na medicina. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)