Jornal Estado de Minas

Músico inglês morre por não limpar regularmente sua gaita de fole


Um homem de 61 anos morreu no Reino Unido depois de ter tocado por anos sua gaita de fole sem limpá-la regularmente, o que provocou o aparecimento de fungos no instrumento.

O músico, que tocava gaita assiduamente, sofria de tosse seca e se engasgava, segundo explicou o estudo do jornal médico Thorax. Sua saúde só melhorou quando ficou três meses na Austrália sem seu instrumento, período que os médicos aproveitaram para examinar a gaita de fole.

As análises demonstraram que havia vários tipos de fungos em várias partes do instrumento. Apesar de continuar com o tratamento, o músico acabou morrendo em 2014, e a necropsia revelou importantes lesões pulmonares. Este é o primeiro caso de pneumonia causada por inalação de fungos, segundo o estudo.

"É importante que os músicos que tocam instrumentos de sopro os limpem regularmente", destaca o estudo, sugerindo "uma boa limpeza com algodão depois de cada utilização". "Isso evita que a umidade se instale", explica Andrew Bova, do Centro Nacional de Gaitas de Glasgow.

.