(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rússia mobiliza sistemas antimísseis S-400 na Crimeia


postado em 12/08/2016 12:10

A Rússia anunciou nesta sexta-feira a mobilização na Crimeia de seu sistema mais avançado de defesa antiaérea S-400, em um contexto de crescente tensão em torno da península ucraniana anexada por Moscou em 2014.

As tropas russas "receberam o sistema de defesa antiaérea S-400 'Triumph'", indicou um comunicado do distrito militar sul da Rússia, citado pelas agências de notícias russas.

Em julho, um funcionário de alto escalão russo havia anunciado a instalação do S-400 de maneira permanente no leste da península a partir de agosto.

Desde quarta-feira, a Crimeia está no centro de uma nova escalada de violência entre Ucrânia e Rússia.

A Ucrânia colocou na quinta-feira suas tropas em estado de alerta na linha de demarcação com a Crimeia e no leste do país, depois que a Rússia afirmou que havia desmantelado "atentados" planejados por Kiev na península anexada em 2014.

Os serviços de inteligência russos acusam o governo ucraniano de ter organizado várias incursões de "sabotadores-terroristas" que provocaram confrontos armados e a morte de um agente do FSB (antigo KGB) e de um militar russo, segundo Moscou.

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu na quinta-feira o conselho de segurança russo para abordar "medidas adicionais" com o objetivo de "garantir a segurança dos cidadãos e das infraestruturas vitais da Crimeia", segundo o Kremlin.

A Crimeia, cuja anexação pela Rússia é denunciada pela Ucrânia e pelos países ocidentais, conta com várias bases militares e navais russas.

Moscou já reforçou sua presença militar na península, sobretudo mobilizando caças.

O S-400 é um sistema de defesa antiaérea e antimísseis ultramoderno, de um alcance teórico de 400 quilômetros.

Além dos instalados em seu território, a Rússia também mobilizou S-400 em sua base aérea de Jmeimim na Síria. Está previsto que outros sejam mobilizados nas principais bases navais da marinha russa, no Extremo Oriente, em Vladivostok e em Viliutchinsk, na região de Kamtchatka.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)