(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pólio ressurge na Nigéria com dois novos casos


postado em 11/08/2016 19:25

Dois novos casos de pólio foram registrados na Nigéria pela primeira vez desde 2014, anunciou na quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS), um sério revés para um país que acreditava ter erradicado a doença.

A OMS disse em um comunicado que se trata de duas crianças no nordeste do país, região duramente atingida pelo grupo extremista islâmico Boko Haram.

Em setembro de 2015, a OMS retirou a Nigéria da lista de países onde a poliomelite era considerada uma doença endêmica. O país mais populoso da África esperava ser declarado livre da pólio em 2017.

"A prioridade agora é imunizar rapidamente todas as crianças da zona afetada", declarou a diretora da OMS para a África, Matshidiso Moeti.

A poliomelite, provocada por um vírus que prolifera em condições sanitárias precárias, destrói o sistema nervoso, o que provoca paralisia e morte. É uma doença para a qual não há tratamento e que só pode ser evitada por meio de vacinação.

A situação humanitária no estado de Borno é péssima. Segundo a Unicef, 50.000 crianças correm risco de morrer de fome.

Na Nigéria, as campanhas de vacinação foram prejudicadas pela presença do Boko Haram no nordeste do país e por rumores de que a vacina deixaria os pacientes estéreis.

Alguns estados do norte muçulmano do país chegaram a deter a vacinação em 2003.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)