Jornal Estado de Minas

Presidente turco pede a extradição do imã Gülen a Barack Obama

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu aos Estados Unidos a extradição de seu opositor, o imã turco Fethüllah Gülen, a quem acusa de estar por trás da fracassada tentativa de golpe em seu país, realizada na noite de sexta-feira.

"Os Estados Unidos devem extraditar essa pessoa", disse Erdogan em discurso diante de milhares de simpatizantes em Istambul, referindo-se ao imã, que mora na Pensilvânia e negou qualquer implicação com a tentativa de golpe. "Há um jogo com o Exército e está vinculado a forças externas", insistiu o presidente, que assim que desembarcou, na noite passada, no aeroporto de Istambul para retomar o controle do país, acusou o imã e seu movimento de estar por trás da tentativa de golpe. O imã, no entanto, condenou "firmemente" a tentativa de golpe.

O discurso em que Erdogan acusa o clérigo de participar da conspiração foi transmitido pela televisão. O presidente fez o pedido e afirmou que a Turquia nunca negou solicitações semelhantes feitos pelos EUA. Ele lembrou também do papel importante de sua nação na coalizão contra o terrorismo dos Estados Unidos. "Eu digo que, se somos parceiros estratégicos, então os EUA deveriam cooperar com nosso pedido", afirmou o presidente turco.

Em visita à Luxemburgo, o secretário de Estado John Kerry afirmou que o governo norte-americano irá analisar o pedido de extradição, mas lembrou que o governo em Ancara terá de provar suas acusações sobre Gulen, que deixou a Turquia em 1999.
O clérigo, por sua vez, condenou duramente a tentativa de golpe feita por setores militares do país, que resultou em uma noite de explosões, batalhas aéreas e tiros, que deixaram centenas de mortos. "Como uma pessoa que já viveu muitos golpes militares nas últimas cinco décadas, é especialmente insultante ver meu nome ligado a essa tentativa", afirmou.

Gulen vive em exílio no estado da Pensilvânia, onde promove uma filosofia que mistura uma forma mística de Islã com a defesa radical de democracia, educação, ciência e diálogo entre credos.
Erdogan há muito acusa Gulen, um antigo aliado, de tentar derrubá-lo do poder, mas Washington nunca encontrou nenhuma evidência sobre essas afirmações.

PRISÃO O general Erdal Ozturk, comandante do Terceiro Exército, foi preso na manhã deste sábado na Turquia por suposta participação na tentativa de golpe de Estado contra o presidente Erdogan.

COM AGÊNCIAS

.