(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hollande: paz entre israelenses e palestinos deve incluir toda a região


postado em 03/06/2016 06:01

O presidente francês, François Hollande, afirmou nesta sexta-feira que a paz entre israelenses e palestinos deve levar em consideração as mudanças em toda a região, ao abrir a conferência internacional de Paris.

"A corajosa opção da paz" está nas mãos de israelenses e palestino, declarou Hollande aos ministros e representantes de quase 30 países ocidentais, árabes, da ONU e da União Europeia, mas sem participantes dos dois principais envolvidos.

A conferência pretende reativar um processo de trabalho internacional e convencer israelenses e palestinos a retomar as negociações até o fim de 2016.

Os participantes não devem entrar em detalhes, nem sobre os parâmetros de uma futura negociação, mas pretendem abordar temas concretos como incentivos econômicos para a paz, medidas para reduzir a tensão ou garantias de segurança regional.

Um pouco antes do início da conferência internacional sobre a paz no Oriente Médio, o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Marc Ayrault, defendeu a iniciativa organizada em Paris e destacou que o diálogo direto entre israelenses e palestinos "não funciona".

"Atualmente tudo está bloqueado (...) Não queremos atuar no lugar dos palestinos e dos israelenses, mas queremos ajudá-los", declarou à emissora de rádio France Info, em resposta às críticas de Israel, que prevê o fracasso da iniciativa francesa.

O chefe da diplomacia francesa afirmou que negociações diretas "não funcionam" e advertiu que atualmente "não dialogam, a colonização continua, a violência progride, o desespero se instala e a propaganda do Daesh (acrônimo árabe do grupo Estado Islâmico) e da Al-Qaeda se desenvolve em todos estes territórios e é extremamente perigoso".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)