(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atirador da UCLA tinha 'lista para matar'


postado em 02/06/2016 19:37

O ex-aluno que matou um professor e depois se suicidou na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) tinha redigido uma "lista de pessoas a matar", na qual aparecia o nome de uma mulher que foi encontrada morta em casa em Minnesota, revelou a polícia nesta quinta-feira.

Mainak Sarkar, um ex-aluno de 38 anos, entrou em um pequeno escritório da Faculdade de Engenharia da concorrida UCLA na manhã de quarta-feira e matou William Klug, de 39 anos, professor de engenharia mecânica e aeroespacial, antes de se suicidar, explicaram as autoridades.

A polícia encontrou uma carta na mochila de Sarkar onde pedia que alguém tomasse conta de seu gato. Isso foi o que levou os oficiais até a casa do atirador em Minnesota (norte dos EUA), onde foi achada uma "lista para matar", afirmou o chefe da Polícia de Los Angeles (LAPD), Charlie Beck.

Segundo a polícia, havia na lista o nome de Klug e de outro professor da UCLA que não ficou ferido. A porta-voz da polícia Jane Kim disse que na lista também aparecia o nome de uma mulher.

A polícia foi até casa desta, em uma pequena cidade de Minnesota, no norte dos Estados Unidos, onde ela foi encontrada morta com um tiro. Embora seu nome não tenha sido divulgado, a informação é de que ela era uma médica e ex-namorada de Sarkar.

"Evidentemente, com o arsenal que tinha a sua disposição estava preparado para fazer muitas vítimas", estimou Beck, afirmando que o segundo professor que aparecia na lista não se encontrava na universidade no dia do ataque.

Vigília

O tiroteio provocou o fechamento total da universidade e uma mobilização maciça das forças de segurança no campus da UCLA, diante do medo de que houvesse mais vítimas.

Nesta quinta-feira, a universidade voltou a abrir as portas e realizará mais tarde uma vigília em memória de Klug.

O jornal Los Angeles Times reportou que Sarkar acreditava que Klug tivesse roubado a senha de seu computador e a tivesse dado a outra pessoa.

"Parece que esse foi o seu motivo", afirmou Beck. "Conversamos com a UCLA", que assegura "não ter nada de verdade" nesse argumento. "É fruto de sua imaginação", concluiu o chefe de polícia.

O jornal citou uma fonte segundo a qual as alegações de Sarkar contra Klug eram "absolutamente falsas" e noticiou que este último era pai de duas crianças e uma boa pessoa.

A fonte acrescentou que Klug ajudou Sarkar em 2013 a terminar sua monografia de graduação, apesar de que seu trabalho era regular.

Mas aparentemente o atirador desenvolveu um ressentimento contra seu antigo mentor e em 10 de março o criticou fortemente em uma mensagem publicada em um blog.

"É uma pessoa muito doente. Aconselho a todos os novos estudantes a se manterem distantes desse cara", escreveu na mensagem divulgada por meios de comunicação e apagada em seguida.

O segundo professor que aparecia na "lista para matar" disse aos investigadores que estava ciente do ressentimento de Sarkar com Klug, mas jamais pensou que "isso chegaria até um homicídio".

Segundo seu perfil na rede social LinkedIn, Sarkar fez mestrado na Universidade de Stanford, na Califórnia, após ter estudado engenharia aeroespacial no Indian Institute of Technology em Kharagpur, na Índia, onde se formou no ano 2000.

Aparentemente, em seguida trabalhou como pesquisador assistente na Universidade do Texas, em 2003, antes de conseguir um emprego como desenvolvedor de software.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)