Base aérea russa na Síria sofreu danos em ataque do Estado Islâmico

AFP

Uma base aérea usada pelas forças russas na Síria parece ter sofrido danos em um ataque do grupo Estado Islâmico (EI), informou nesta terça-feira a empresa de inteligência americana Stratfor, que se baseou em imagens de satélite.

A informação foi imediatamente negada pelo ministério da Defesa russo, que disse que os danos ocorreram há muito tempo em combates entre as forças sírias e "grupos terroristas".

A Stratfor transmitiu imagens da base aérea T-4, também conhecida como Tiyas, tomadas entre 14 e 17 de maio, que revelam o antes e depois do ataque.

As imagens sugerem que quatro helicópteros e 20 caminhões foram destruídos pelo fogo na base, estrategicamente localizada no centro da Síria, entre as cidades de Palmira e Homs.

"A base aérea T4 foi seriamente danificada em um ataque de artilharia do Estado Islâmico.

Em particular, quatro helicópteros de ataque russos Mi-24 foram aparentemente destruídos", indicou Stratfor em seu site.

A aviação russa ajuda o regime de Bashar al-Assad para lutar contra os rebeldes na guerra civil que começou em 2011 e que já deixou mais de 270.000 mortos e forçou milhões de pessoas a deixar suas casas.

.