Press Release from Business Wire : Veritas Technologies LLC

postado em 18/05/2016 09:07

A Veritas Technologies, líder em gestão de informação, divulgou hoje as conclusões de uma nova pesquisa que iluminam as práticas mais eficazes de governança da informação, que dão poder às organizações para extrair o máximo valor possível de suas informações, ao mesmo tempo em que reduz os riscos e os custos relacionados. O estudo revelou que 94% das organizações têm um programa formal de governança da informação, atualmente em vigor ou em planejamento. Porém, apenas 40% das organizações têm alto desempenho, quando se trata de governança da informação.

Em parceria com a empresa de pesquisas Ipsos, a Veritas pesquisou uma amostra global representativa de profissionais de TI, segurança e direito de 481 organizações, para definir quais ferramentas e táticas estão atualmente em uso e como estas práticas proporcionam, com sucesso, retornos em governança da informação. Este último estudo da Veritas segue oGlobal Databerg Report(Relatório Global Databerg) e oData Genomics Index(Índice Genômico de Dados), que revelaram a deterioração da situação que as organizações enfrentam, em relação à explosão das informações. As conclusões destas pesquisas destacam que 85% de todas as informações armazenadas e processadas pelas organizações são considerados dados "escuros", ou ROT (Redundantes, Obsoletos, Triviais) e que 41% de todos os dados armazenados estão estagnados (ou seja, não foram tocados há três anos).

"Como as organizações aceitaram uma mentalidade "guarda-tudo", e dados de baixo valor se acumularam em terabytes - se não petabytes - de armazenamento, elas descobriram que é cada vez mais difícil encontrar as informações quando precisam e efetivamente proteger suas informações sensíveis", observou Ben Gibson, diretor de marketing da Veritas. "Por estes motivos, e diante de um ambiente regulatório que muda rapidamente e incrivelmente complexo, gerenciar o risco é a principal razão porque as organizações investem em programas de governança da informação".

As ferramentas e táticas mais adotadas têm uma herança de "guarda-tudo"

O estudo revela que, uma vez que as organizações decidem investir em governança da informação, elas têm uma ampla variedade de diferentes abordagens ao seu dispor. Das dezoito ferramentas pesquisas (variando de arquivamento a eDiscovery, análise de arquivos e mais) e catorze táticas (incluindo criação de políticas, devolução [chargeback] e treinamento), todas receberam uma taxa de adoção superior a 60%.

De todas estas ferramentas e táticas, várias demonstraram consistentemente altos níveis de adoção por todas as organizações. Em termos de ferramenta, 87% dos participantes pesquisados adotaram o arquivamento de documentos e 86% adotaram o arquivamento de emails - tecnologias originalmente desenvolvidas para ajudar as organizações a otimizar o armazenamento de volumes crescentes de dados. Do ponto de vista das táticas, 88% das organizações criam políticas formais para uso de dados e 84% delas treinam seus funcionários sobre práticas de governança da informação - porém, ambas as táticas exigem conformidade e esforços do usuário final, ao invés de automação, tornando a aderência mais desafiadora em um mundo onde os dados crescem 39% a cada ano.

Considerando a ampla adoção de ferramentas e táticas de governança da informação, a população da pesquisa foi dividida em dois segmentos, com base na eficácia geral do programa de Governança da Informação de cada organização, que foi ainda mais avaliado. De forma interessante, a análise revelou diferenças consideráveis entre as ferramentas e as táticas adotadas por empresas de baixo desempenho (~60% da população) e as de alto desempenho (~40% da população).

Empresas de alto desempenhos sabem o valor de seus dados

As empresas de alto desempenho demonstram um foco preciso na compreensão dos tipos de dados que armazenam e na importância relativa destes dados. O estudo mostra que 72% das organizações de alto desempenho conduzem avaliações por tipo de arquivo, para evitar o acúmulo de arquivos que não sejam de missão crítica, enquanto apenas 29% das organizações de baixo desempenho usam esta técnica. Igualmente, 66% das organizações de alto desempenho medem o percentual de seus dados classificados como ROT (Redundante, Obsoleto e Trivial), enquanto apenas 23% das organizações de baixo desempenho medem isso. Além disse, 62% das empresas de alto desempenho atribuem pontuação de risco aos dados que armazenam, mas apenas 29% das empresas de baixo desempenho seguem esta prática.

Organizações de alto desempenho controlam melhor o crescimento dos dados

Considerando os tipos de ferramentas e táticas que são mais adotadas pelas organizações de alto desempenho, não é nenhuma surpresa que estas organizações foram 39% melhores em excluir dados sem valor e 38% melhores em determinar o valor de um dado do que as organizações de baixo desempenho. No geral, as organizações de alto desempenho são 36% melhores no controle do crescimento de dados do que as empresas de baixo desempenho.

Organizações de alto e de baixo desempenho identificaram a mitigação de riscos como a prioridade para investir em um programa de Governança da Informação. Isso dito, organizações de alto desempenho são 22% melhores em mitigar riscos do que as de baixo desempenho, e são significativamente melhores em proteger suas organizações de potenciais perdas financeiras e de produtividade diretamente atribuíveis ao crescimento das informações.

Por fim, parece que quanto maior for a visibilidade que as organizações têm sobre o valor de seus dados, mais proativas podem ser quando se trata de remediação, e mais eficazes se tornam em conter o risco que é introduzido pela explosão das informações.

"A governança das informações é uma prioridade em rápido crescimento para a maioria das organizações no mundo", comentou Sean Pike, diretor do programa Next-Generation Data Security e eDiscovery e Information Governance do IDC. "A explosão das informações criou um ambiente de risco insustentável. A Veritas está ajudando as organizações de todo o mundo a definir as melhores práticas para reduzir a presença de seus dados. Ao desenvolver um método de avaliação de dados, estabelecer e aplicar políticas de dados e ao garantir que toda a organização se alinhe para reduzir os riscos das informações, qualquer organização pode replicar as táticas que tornaram as organizações de alto desempenho, neste novo estudo da Veritas, tão eficazes".

Para saber mais sobre estes resultados, leia o relatório na íntegra,aqui.

Soluções de Governança de Informação da Veritas

A Veritas oferece um portfólio integrado de soluções, que proporcionam insights em tempo real sobre o espaço ocupado pelas informações em uma organização e dá poder aos líderes para decidir quais dados proteger e quais dados excluir. O portfólio inclui Veritas? Information Map, Veritas? Data Insight, Veritas Enterprise Vault?, Veritas Enterprise Vault.cloud e Veritas? eDiscovery Platform.

Sobre a Veritas Technologies

A Veritas Technologies possibilita às organizações utilizarem todo o poder de suas informações, com soluções de gestão da informação que atendem aos maiores e mais complexos ambientes do mundo. A Veritas trabalha com organizações de todos os portes, incluindo 86% das empresas globais que compõem a lista Fortune 500, melhorando a disponibilidade dos dados e revelando percepções que geram vantagens competitivas.www.veritas.com

Veritas, o logotipo da Veritas e Enterprise Vault são marcas comerciais ou registradas da Veritas Technologies LLC ou de suas afiliadas, nos EUA e em outros países. © 2016 Veritas Technologies. Todos os direitos reservados.

Veritas Technologies Regina Hoshimi, 415-794-7171 regina.hoshimi@veritas.com