(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manchester United é alvo de críticas após evacuação de Old Trafford


postado em 16/05/2016 17:37

Uma empresa de segurança, mas também o clube Manchester United foram alvos de críticas nesta segunda-feira à noite após o "fiasco" que levou à evacuação do Old Trafford por causa de uma bomba falsa esquecida em um banheiro do estádio.

O incidente também levou à suspensão da partida entre o Manchester United e o Bournemout pela 38º e última rodada da Premier League, realizada na terça-feira à noite (16H00 de Brasília).

O artefato tinha por objetivo testar as habilidades dos cães farejadores da polícia em um exercício de segurança quatro dias antes, que provocou o alerta no domingo e causou a indignação do prefeito de Manchester, Tony Lloyd.

"É escandaloso (...) Este fiasco provocou problemas enormes aos torcedores que vieram de muito longe, desperdiçou o tempo de muitos policiais e do esquadrão antibombas do exército, além de ter colocado muitas vidas em perigo de forma inútil, porque a retirada de dezenas de milhares de pessoas de um estádio sempre tem seus riscos", escreveu o prefeito da cidade em um comunicado divulgado nesta segunda-feira.

"É simplesmente inaceitável que tenha acontecido algo assim. Temos que saber como aconteceu, por quê aconteceu e quem será responsabilizado", completa a nota do prefeito, que pede uma investigação meticulosa sobre o incidente.

No início da tarde, ele exigiu que o Manchester United forneça o quanto antes explicações sobre o caso e criticou o serviço de segurança do clube por sua lentidão.

O estádio estava lotado, com 75.600 pessoas, que foram retiradas após a descoberta de um pacote suspeito, 20 minutos antes do início da partida, em um banheiro localizado sob os setores das arquibancadas Alex Ferguson e Stretford End.

Quase três horas mais tarde, o esquadrão antibombas do exército britânico provocou a "explosão controlada" do artefato, que um funcionário do estádio descreveu à BBC como um telefone celular conectado aos dutos de gás.

"United deve prestar contas, porque se trata de sua reputação, mas também da segurança do público. Fiasco é o termo adequado. Foi um desastre. É claro, United é uma enorme máquina (...) mas o serviço de segurança do clube deixou escarpar algo que precisava estar atento", lamentou Lloyd.

"Estou orgulhoso da reação da equipe", respondeu o vice-presidente do Manchester United, Ed Woodward, em um novo comunicado postado no site do clube.

Reagindo às críticas do prefeito, ele elogiou a velocidade da polícia e do clube para "identificar a ameaça" e evacuar o público, "um sucesso total para um primeiro incidente do tipo".

"O objeto não pôde ser descoberto pelos nossos cães farejadores porque não continha explosivos", defendeu-se ainda.

"Minha culpa"

O dirigente reiterou que a falsa bomba tinha sido deixada por uma empresa de segurança privada após um exercício para cães farejadores.

De acordo com Woodward, a empresa cometeu um erro, assegurando ter recuperado seus treze explosivos falsos no final da simulação.

"É tudo culpa minha", reconheceu Chris Reid, gerente da Security Search Management & Solutions Ltd, a empresa culpada de ter esquecido a bomba falsa no banheiro masculino.

"Assumo toda a responsabilidade. Estou devastado que uma falha nos protocolos de trabalho tenha causado tamanha decepção, medo e inconveniência", acrescentou o ex-oficial da Scotland Yard em frente a sua residência em Londres, cercada pela imprensa britânica.

Na semana passada, a polícia de Manchester organizou um grande exercício antiterrorista no bairro de Trafford, durante o qual um falso suicida islamita gritava "Allahu Akbar" antes de detonar explosivos, o que obrigou as autoridades a divulgar um pedido de desculpas.

O objetivo do treinamento era testar a capacidade de resposta das forças de segurança ante um ataque como o de 13 de novembro do ano passado em Paris, que teve como um dos alvos o Stade de France.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)