(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pyongyang prepara mais um teste nuclear


postado em 07/05/2016 01:40

Imagens recentes de satélite sugerem que a Coreia do Norte avança com seus preparativos para um quinto teste nuclear em um futuro próximo, informaram neste sábado especialistas americanos e coreanos.

As imagens, datadas de quinta-feira, mostram veículos estacionados próximo do que se considera um centro de comando, a cerca de seis quilômetros ao sul do complexo de detonações subterrâneas de Punggye-ri, o principal enclave norte-coreano de testes nucleares, situado no nordeste do país.

"A presença de veículos não é habitual, exceto durante a preparação de um teste", destaca o relatório do Instituto Americano-Coreano da Universidade Johns Hopkins.

Apesar de o complexo seguir mostrando "baixos níveis" de atividade, esta presença "sugere que Pyongyang está se preparando para um teste nuclear em um futuro próximo", destaca o Instituto.

A Coreia do Norte iniciou na sexta-feira sua primeira grande assembleia política em quase 40 anos, um congresso do partido único que deve consagrar o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

As especulações sobre a possibilidade de um quinto teste nuclear norte-coreano durante a celebração deste congresso, que deve durar de três a quatro dias, cresceram nos últimos tempos.

A comunidade internacional adotou uma série de sanções contra Pyongyang após seu primeiro teste nuclear, em 2006, seguido por outros três e numerosos disparos de mísseis.

O último teste nuclear ocorreu no dia 6 de janeiro, e Pyongyang garantiu que era uma bomba de hidrogênio ou H.

Em seu discurso de abertura do congresso, Kim Jong-un saudou o teste da bomba H como "histórico", e que demonstra o "invencível espírito" da Coreia do Norte diante da "malévola pressão e das sanções das forças inimigas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)