(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PGR pede ao Supremo para investigar Lula e três ministros de Dilma por corrupção


postado em 03/05/2016 19:16

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta terça-feira permissão ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar por suposta corrupção o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, três ministros do gabinete da presidente Dilma Rousseff e outras 27 pessoas, inclusive figuras-chave do PMDB.

"O pedido é para agregá-los à investigação principal (sobre o esquema de propina na Petrobras), que é sobre organização criminosa. Se for aceito, haverá mais de 70 pessoas no mesmo processo", disse à AFP um assessor do Supremo.

A solicitação do procurador-geral, Rodrigo Janot, inclui os principais articuladores políticos da presidente Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores (PT): o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner; o ministro-chefe secretaria de Governo da Presidência da República, Ricardo Berzoini, e o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva.

O pedido inclui ainda o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e o senador Jader Barbalho, ambos do PMDB.

"As provas obtidas indicam que havia uma subdivisão interna de poder entre o PMDB na Câmara dos Deputados e no Senado (...). Ao que parece, atuavam de forma autônoma, tanto em relação às indicações políticas para compor os cargos relevantes no governo, como no destino dos subornos obtidos a partir de negócios obscuros", destacou Janot.

A decisão de Janot ocorre um dia após o procurador-geral pedir autorização ao STF para investigar o senador Aécio Neves (PSDB), ex-candidato à presidência, com base em denúncias ligadas à operação "Lava Jato", que revelou um monumental escândalo de corrupção envolvendo as maiores empreiteiras do Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)