(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição venezuelana convoca protesto


postado em 22/04/2016 15:55

A oposição venezuelana convocou nesta sexta-feira seus simpatizantes a protestar na quarta-feira em frente à sede do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para exigir a ativação de um referendo revogatório contra o presidente Nicolas Maduro.

"Na quarta-feira, às dez horas, iremos protestar em frente à sede do CNE para pedir que o referendo revogatório seja ativado", declarou à imprensa o deputado Stalin González, acompanhado de um grupo de legisladores da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD).

O corpo eleitoral se comprometeu a entregar na quarta-feira as planilhas para coletar as 200.000 assinaturas necessárias para acionar o referendo contra o líder socialista (2013-2019).

No entanto, o organismo alegou que os peticionários não cumpriram com as exigências.

"Queremos uma saída eleitoral, pacífica e institucional. Nicolas Maduro deve ser revogado este ano. Todos ao CNE na quarta-feira", ressaltou o deputado Freddy Guevara, do partido Vontade Popular do líder radical Leopoldo Lopez.

Na quinta-feira, sete parlamentares da oposição se acorrentaram por duas horas na sede do CNE em Caracas, mas foram expulsos por soldados.

A MUD, que controla o Parlamento, promove o referendo junto com uma emenda constitucional para encurtar o mandato de Maduro de seis a quatro anos, em meio a uma grave crise econômica e política.

Para convocar o referendo são necessárias quatro milhões de assinaturas, e para destituir Maduro, cerca de 7,5 milhões de votos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)