Bernie Sanders se reúne com o Papa

AFP

O pré-candidato democrata à Casa Branca Bernie Sanders informou que teve uma audiência particular com o papa Francisco na manhã deste sábado, no Vaticano, em um comunicado à imprensa americana.

"Eu apenas expressei minha admiração pelo extraordinário trabalho que tem feito ao colocar sobre a mesa algumas das questões mais importantes para o nosso planeta e insistir na necessidade de uma dimensão moral da economia global", declarou o democrata, de 74 anos, à ABC News.

"É um bom homem", disse Sanders.

"Eu não sou católico, mas ele emana luz. Foi maravilhoso conhecê-lo".

O candidato às primárias democratas se apresenta como um judeu laico, enquanto sua esposa, Jane, é católica.

Jane Sanders disse à ABC que apenas o chanceler da Academia Pontifícia das Ciências Sociais, Marcelo Sánchez Sorondo, esteve presente na audiência entre o casal e Francisco, que aconteceu na residência papal de Santa Marta.

Junto com outros líderes "socialistas", Sanders foi convidado ao Vaticano por esta academia, uma instituição que trama de temas sociais, econômicos e relacionados com o meio ambiente, para uma conferência que começou na sexta-feira.

No simpósio, que continua neste sábado com o tema da desigualdade social e uma economia mais justa e equitativa, participam também os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Bolívia, Evo Morales.

.