(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bispos franceses 'se comprometem' a esclarecer todos os casos de pedofilia


postado em 12/04/2016 11:37

A conferência episcopal da França anunciou nesta terça-feira uma série de medidas para combater a pedofilia na Igreja, e se comprometeu a esclarecer completamente todos os casos de agressão, "inclusive os antigos".

Em cada diocese será criada uma célula de atenção, e será montada "uma comissão nacional independente", presidida por um leigo, indicou o presidente da conferência episcopal, monsenhor Georges Pontier.

A Igreja francesa atravessa uma crise após as denúncias de vários casos de pedofilia e as acusações contra o cardeal Philippe Barbarin, arcebispo de Lyon, que é alvo de uma investigação judicial por não denunciar agressões sexuais.

No fim de janeiro, o sacerdote Bernard Preynat foi acusado, após reconhecer ser culpado de várias agressões sexuais cometidas entre 1986 e 1991 contra escoteiros.

Várias vítimas demandaram seus líderes religiosos, entre eles o arcebispo de Lyon, acusado de não ter informado a justiça sobre os atos do sacerdote quando tomou ciência deles, entre 2007 e 2008.

A igreja colocará à disposição das vítimas "células de apoio e de escuta" e um site que permitirá que os afetados sejam contactados de forma direta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)