(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Capitão da Marinha americana é condenado a quatro anos de prisão por corrupção


postado em 25/03/2016 20:07

Um alto funcionário da Marinha americana foi sentenciado nessa sexta-feira a 46 meses de prisão por aceitar dinheiro, viagens e o serviço de prostitutas em troca de fornecer informação confidencial a um contratista estrangeiro.

EO capitão Daniel Dusek, que também foi obrigado a pagar 70.000 dólares de multa e 30.000 dólares ao Exército, se transformou assim no primeiro oficial de maio escalão a ser condenado no escândalo de corrupção que estourou em 2010.

Dusek, de 49 anos, se declarou culpado em janeiro do ano passado por conspirar nessa trama corrupta em que dezenas de oficiais estão envolvidos e que foi orquestrada pelo empresário malásio Leonard Francis.

O homem também se declarou culpado no ano passado, depois de ter pago comidas, viagens e presentes a membros da Marinha para que os navios americanos abastecessem nos portos do Pacífico, administrados por sua companhia Glenn Defense Marine Asia (GDMA).

Dusek providenciou que o "USS Abraham Lincoln" abastecesse no porto malásio de Klang controlado por Francis, em uma operação que custou ao governo americano 1,6 milhão de dólares.

O empresário, que pode enfrentar até 25 anos de prisão, também reconheceu que ganhou milhões de dólares às custas do Exército americano superfaturando as contas.

Francis aceitou devolver 35 milhões de dólares obtidos com esse esquema e pagar ao Exército o valor decidido pelo tribunal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)