Um dos três homens-bomba que participaram do atentado contra o aeroporto de Bruxelas, Ibrahim El Bakraoui, foi detido no ano passado na Turquia e expulso para a Bélgica, onde foi colocado em liberdade, indicou nesta quarta-feira o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
"Um daqueles que participaram do ataque a Bruxelas foi preso em junho de 2015 em Gaziantep.
O presidente não informou a identidade deste indivíduo, mas uma autoridade turca afirmou à AFP que se trata de Ibrahim El Bakraoui, que foi formalmente identificado por suas impressões digitais como um dos suicidas que atacou o aeroporto de Bruxelas.
"Apesar de informarmos que este indivíduo era um combatente terrorista estrangeiro, as autoridades belgas não conseguiram identificar seus laços com o terrorismo", ressaltou Erdogan.
O presidente turco acrescentou que a Holanda também esteve envolvida neste procedimento, porque o indivíduo havia pedido para ser expulso para este país em um primeiro momento,
"Podemos vencer (no combate ao terrorismo) se os líderes internacionais formarem uma aliança contra o terrorismo. Para isso, é preciso redefinir as noções de terrorismo mundial e de terroristas", insistiu Erdogan.
.