A Liga Árabe rejeitou nesta segunda-feira a proclamação dos curdos da Síria de um projeto que unifica áreas do país em guerra e afirmou que esses "chamados separatistas prejudicam a unidade da Síria".
Os curdos da Síria e seus aliados proclamaram na quinta-feira um "sistema federal" que une as zonas sob seu controle no norte do país.
Esta iniciativa, parecida com uma autonomia de fato, foi imediatamente rejeitada pela oposição e pelo regime sírio, que se encontram atualmente em negociações em Genebra para tentar achar uma solução para o conflito sírio, que deixou 270.000 mortos em cinco anos.
"A unidade e a integridade territorial da Síria são para a Liga um princípio fundamental", afirmou no Cairo seu secretário-geral adjunto, Ahmed Ben Helli.
Esta proclamação de uma região federal foi aplaudida pelos curdos sírios em Moscou.
"Não aspiramos criar uma zona autônoma exclusiva da nação curda.
Os curdos sírios, que controlam agora 14% do país e três quartos da fronteira sírio-turca, não participam nas negociações de Genebra, já que a Turquia considera suas forças "terroristas".
.