Nuvem da Apple torna-se cliente do Google

AFP

O Google é o serviço fornecedor da Apple para armazenamento de dados digitais, conhecido como nuvem - disse nesta quinta-feira o site especializado Re/code citando fontes próximas ao acordo.

O contrato assinado no ano passado, a Apple custaria entre 400 e 600 milhões de dólares por ano, disse Re/code.

Mas pode ser um acordo de curta duração, porque a Apple está construindo sua própria infra-estrutura.

Além de sua natureza simbólica, este contrato oferece à Google um grande impulso em sua guerra contra a Amazon e Microsoft num lucrativo mercado de serviços de informática intangíveis.

A Apple, que no momento não é necessário para gerenciar toda a sua infra-estrutura de serviços em nuvem, também utiliza o Amazon Web Services (AWS).

A AWS é uma divisão da Amazon especializada em "cloud computing". É uma das principais fontes de recursos da gigante do comércio online.

A Apple também utiliza o Azure, um ramo da Microsoft especializado em serviços de nuvem.

Microsoft, Google e Amazon permitem que empresas e governos usem seus servidores, em vez de construir as suas próprias infra-estruturas. É um modelo de negócio atraente, que oferece aos clientes maior flexibilidade e custos mais baixos.

A Amazon domina este mercado, seguida pela Microsoft. Google, terceira de longe dos dois anteriores, reduz seus preços para tentar alcançar a concorrência.

.