(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente da África do Sul rejeita acusações de corrupção


postado em 17/03/2016 12:19

Johannesburgo, 17 - Em uma sessão tumultuada no Parlamento, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, rejeitou as alegações de que ele seria influenciado por uma rica família do setor empresarial, ressaltando que é dele a responsabilidade pela indicação de ministros.

Ontem, o vice-ministro de Finanças do país divulgou um comunicado afirmando que a rica e politicamente influente família Gupta ofereceu diretamente a ele o cargo de ministro das Finanças, no lugar de Nhlanhla Nene, que deixou o posto em dezembro.

"O presidente está disposto a assumir a responsabilidade pela decisão e renunciar em frente ao povo da África do Sul?", questionou Mmusi Maimane, líder da Aliança Democrata, no Parlamento.

"Eu estou no comando do governo, eu nomeio nos termos da Constituição", disse Zuma. "Não há nenhum ministro aqui que tenha sido nomeado pelos Guptas ou por quem quer se seja."

A oposição afirmou que a decisão de Zuma de demitir o ministro de Finanças e de substituí-lo por um parlamentar relativamente desconhecido e, então, substituir este por um experiente ex-ministro de Finanças enfraqueceu a economia e a moeda do pai.

Zuma contestou e disse que o rand já estava em queda anteriormente. Maimane tentou desafiar o presidente, mas foi impedido de falar. Ele e outros críticos dizem que a suposta influência da família Gupta sobre Zuma é uma ameaça à democracia do país. Fonte: Associated Press


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)