(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Transição política' determinará tudo na Síria


postado em 14/03/2016 07:25

Um acordo sobre a transição política determinará tudo na Síria, afirmou nesta segunda-feira o enviado especial da ONU antes do início das discussões indiretas entre o governo sírio e a oposição no Palácio das Nações de Genebra.

"Qual é o tema principal? A mãe de todos os temas é a transição política", declarou Staffan de Mistura ao se referir ao principal tema de discórdia entre o governo sírio e a oposição, que exige que o presidente Bashar al-Assad deixe o poder antes da instauração de um organismo de transição.

Bashar al Jaafari, o embaixador da Síria ante a ONU e negociador chefe do regime, reiterou no domingo que ainda não há acordo sobre a ordem do dia das negociações.

No entanto, De Mistura o contradisse e garantiu que "a ordem do dia está decidida" e tem o objetivo de colocar em andamento a transição política para poder organizar eleições.

A oposição síria, representada nas negociações pelo chamado Alto Comitê de Negociações (ACN), que reúne vários grupos, pede a saída do presidente Assad em um prazo de seis meses e a criação de um "órgão de transição" com todos os poderes.

Segundo o ACN, posteriormente serão organizadas eleições em um período de 12 meses, mas nas quais os representantes do regime atual não poderão participar.

O governo de Damasco não quer, no entanto, que a questão do futuro de Assad seja incluída nas negociações, sobretudo desde que reforçou suas posições no conflito graças à intervenção da aviação russa.

Após uma tentativa frustrada em fevereiro, esta nova rodada de negociações terminará em 24 de março.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)