Encontrado quadro 'perdido' de Rembrandt

AFP

Uma pintura do mestre holandês Rembrandt, supostamente perdida, foi encontrada e será exibida na prestigiosa feira internacional de arte e antiguidades, a TEFAF de Maastricht (sudeste da Holanda), noticiaram nesta quarta-feira meios de comunicação holandeses.

"Le patient évanoui (L'odorat)" ('O paciente inconsciente - O odor', em tradução literal), uma tela de 21,6 por 17,8 cm, foi pintada por Rembrandt (1606-1669) quando ele tinha apenas 18 ou 19 anos, segundo o jornal NRC.

A galeria parisiense Talabardon & Gautier havia comprado a pintura em um leilão nos Estados Unidos em 2015.

A pintura pertencia anteriormente a um indivíduo do estado de Nova Jersey, que não fazia ideia que a obra havia sido pintada por um dos maiores pintores do século dourado holandês.

A galeria solicitou uma análise depois de comprar a pintura por cerca de um milhão de dólares, de acordo com o jornal.

"L'odorat" faz parte de uma série de cinco pinturas que descrevem os 5 sentidos. Nela vemos um médico e um assistente que tentam trazer um paciente a consciência, fazendo-o sentir o cheiro um lenço embebido em amoníaco.

A pintura já foi comprada pela The Leiden Collection, uma coleção privada de Nova York, que tem duas outras pinturas da série, "Les trois musiciens (l'ouïe)" ("Os três músicos", audição) e "L'opération (Le toucher)" ("A operação, tato").

"Le vendeur de lunettes (La vue)" ("O vendedor de óculos, visão") é propriedade de um museu holandês, de acordo com a televisão pública holandesa NOS, enquanto que a tela do "Goût" ("Gosto") nunca foi encontrada.

"O paciente inconsciente " será exibido no famoso TEFAF (The European Fine Art Foundation), a ser realizado de 11 a 20 de março.

A assinatura do jovem Rembrandt foi notada nesta tela: "RHF", a abreviação de "Rembrandt Harmenz fecit" (Rembrandt Harmenz fez isso).

.