(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Milhares se reúnem para saudar líder separatista Basco


postado em 05/03/2016 18:13

San Sebastian, 05 - Milhares de simpatizantes dos separatistas bascos se reuniram neste sábado no norte da Espanha para celebrar a libertação de Arnaldo Otegi, um proeminente líder regional que cumpriu uma sentença de mais de seis anos por tentar ressuscitar o braço político do grupo armado ETA.

Otegi, que era considerado o líder político do movimento pró-independência do País Basco até ser preso em 2009, foi recebido por mais de 8 mil pessoas dentro da arena de ciclismo Anoeta, na cidade de San Sebastian.

"Eles não nos impedirão até que obtenhamos nossa independência", afirmou aos simpatizantes. Uma grande tela do lado de fora do edifício exibia imagens para centenas de pessoas que não couberam dentro do espaço. Otegi entrou no local ao som de música, ladeado por dançarinos de folclore regional.

Especula-se que Otegi pode se apresentar como candidato à presidência regional nas eleições que ocorrerão no fim deste ano, ainda que sua sentença o impeça de assumir tal responsabilidade até 2021. Entretanto, ele não revelou se pretende concorrer ao cargo. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)