(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Eslovênia endurece legislação sobre asilo


postado em 04/03/2016 23:07

O Parlamento esloveno aprovou nesta sexta-feira uma lei que endurece as condições para a solicitação de asilo, com o objetivo de reduzir o número de refugiados neste pequeno país na rota migratória dos Bálcãs.

A nova lei simplifica o trâmite de negativa para os pedidos de asilo provenientes de países considerados "seguros", reduz o prazo de apelação e diminui a ajuda financeira aos refugiados e suas famílias.

Seu objetivo é "permitir a aplicação de procedimentos de asilo rápidos e eficazes para os que realmente precisam (...) e estabelecer as bases para uma política eficiente de expulsão dos que não cumprem as condições para uma proteção internacional", declarou a ministra do Interior, Vesna Gyorkos Znidar.

O texto foi adotado por 45 votos contra 4 em um Parlamento de 90 cadeiras.

A oposição de centro direita, que desejava medidas mais restritivas e uma cota de migrantes, reivindicações rejeitas pela coalizão de centro esquerda no poder, boicotou a votação.

A Anistia Internacional denunciou a lei que, segundo a ONG, reduz de maneira significativa os direitos dos refugiados e os pedidos de asilo, violando a Convenção Europeia de Direitos Humanos.

Ao menos 500 mil migrantes e refugiados cruzaram desde outubro este pequeno país de dois milhões de habitantes, mas apenas 442 pediram asilo político na Eslovênia, que controla 670 km da fronteira externa do espaço Schengen.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)