(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA investigam motores a diesel da Mercedes-Benz após acusações de fraude


postado em 29/02/2016 15:40

As autoridades americanas abriram uma investigação sobre os motores diesel da Mercedes-Benz que usam a tecnologia "BlueTEC", após a acusação de que estes emitem níveis de óxidos de nitrogênio superiores ao autorizado.

"Entramos em contato com a Mercedes e pedimos os resultados dos testes dos motores diesel nos Estados Unidos", informou à AFP Julia Valentine, porta-voz da Agência de Proteção Ambiental (EPA) do país.

A intervenção da agência ocorreu após o processo de ação de classe arquivado em meados de fevereiro no tribunal federal no estado de New Jersey, acusando a fabricante de vender carros a diesel nos Estados Unidos que emitem níveis de óxidos de azoto mais altos do que o autorizado, e para esconder este mecanismo do órgão regulador automotivo.

A ação listou 14 modelos de carros fabricados pela filial da Daimler Mercedes que supostamente contêm a tecnologia chamada "BlueTEC" que permitiria enganar estes níveis.

Os demandantes, representados pelo escritório de advocacia Hagens Berman, afirmam que a Mercedes-Benz concebeu esta tecnologia para incapacitar o sistema de redução de óxidos de azoto quando a temperatura ambiente cai abaixo de 10 graus Celsius.

Uma porta-voz da fabricante, que insiste que o processo é "infundado", disse à AFP nesta segunda-feira que a Mercedes-Benz se defenderá "com todos os meios legais" possíveis.

"Nós levamos muito a sério a proteção do ambiente e apreciamos a confiança e colaboração que tivemos anteriormente com as agências reguladoras (como a EPA). Também é do nosso interesse em responder às suas perguntas", afirmou a porta-voz.

"Vamos continuar apoiando estas agências em seus testes de emissões de diesel", acrescentou.

Em seu site, a Mercedes-Benz apresenta sua tecnologia BlueTEC como capaz de reduzir "a um mínimo as emissões dos (...) motores a diesel".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)