(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Indicação de Obama para Suprema Corte não receberá audiência, dizem republicanos


postado em 23/02/2016 18:07

Washington, 23 - Senadores republicanos do Comitê Judiciário descartaram nesta terça-feira receber em audiência qualquer indicação do presidente Barack Obama para a Suprema Corte. Segundo eles, a indicação cabe ao sucessor de Obama, que será escolhido neste ano.

"Uma vez que a nossa decisão é baseada no princípio constitucional e na necessidade de proteger a vontade do povo norte-americano, este comitê não irá oferecer nenhuma audiência a qualquer indicação feita para a Suprema Corte até que o novo presidente seja empossado, em 20 de janeiro de 2017", afirmou o líder da maioria, senador republicano Mitch McConnel.

Mesmo as indicações mais controversas à mais alta corte dos Estados Unidos tiveram uma audiência garantida pelo Comitê Judiciário, que é o primeiro passo do processo de escolha dos juízes da casa. A intenção dos republicanos, expressa e uma carta revelada nesta terça-feira, promete quebrar uma tradição do comitê justamente em ano eleitoral. O assento vago pertencia a Antonin Scalia, um notável defensor das causas conservadoras, que morreu no último dia 13.

As audiências feitas para candidatos à Suprema corte estão entre os eventos mais importantes do Senado. Entre os integrantes do Comitê está o pré-candidato republicano Ted Cruz, que já prometeu bloquear qualquer indicação de Obama.

Josh Earnest, o porta-voz da Casa Branca, afirmou que ainda é possível uma audiência este ano. Segundo ele, alguns senadores republicanos se opõem a essa diretriz.

Parlamentares republicanos dizem que um discurso de 1992 feito pelo então presidente do Comitê Judiciário, senador Joe Biden (hoje vice-presidente dos EUA) dá razão à sua causa. Na época, Biden afirmou que o Senado "não deveria realizar audiências até depois da eleição". Naquele ano, no entanto, nenhuma vaga foi aberta para a Suprema Corte. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)