(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tesouro dos EUA suspende acusação de lavagem contra banco andorrano BPA


postado em 19/02/2016 19:07

O organismo do Tesouro americano de luta contra crimes financeiros anunciou nesta sexta-feira a suspensão das acusações de lavagem de dinheiro apresentadas em março de 2015 contra o banco andorrano BPA.

O funcionamento do Banco Privado de Andorra (BPA) "já não representa uma ameaça para o sistema financeiro americano", declarou a FinCEN (Financial Crimes Enforcement Network), em uma nota.

"As medidas adotadas pelas autoridades andorranas oferecem proteção suficiente ao sistema financeiro americano frente a qualquer risco de lavagem de dinheiro por parte do BPA", acrescenta o comunicado.

"Em consequência, a FinCEN chegou à conclusão de que o BPA já não representa uma fonte maior de preocupação em relação à lavagem de dinheiro", completa o órgão.

Depois dessa decisão, o organismo suspendeu todas as restrições contra o banco privado e contra o Vall Banc, entidade criada pelas autoridades andorranas para concentrar os ativos não tóxicos do BPA.

Em março de 2015, a FinCEN acusou o BPA, quarto maior banco deste pequeno principado dos Pirineus entre Espanha e França, de ter facilitado a lavagem de milhões de dólares das máfias russa e chinesa, assim como da petroleira estatal venezuelana PDVSA.

As autoridades financeiras de Andorra intervieram no banco, e um de seus principais diretores, Joan Pau Miquel Prats, foi preso.

Além disso, criou-se uma Agência de Estado de Reestruturação e Resolução de Entidades Bancárias (AREB), que separou os ativos tóxicos dos saudáveis. A operação levou à colocação desses últimos em Vall Banc e à venda desta nova entidade.

No final de 2013, o BPA administrava 7,1 bilhões de euros de ativos no mundo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)