(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Conselho de Segurança se reunirá no fim do dia para tratar da Síria


postado em 19/02/2016 16:07

O Conselho de Segurança fará uma sessão de emergência nesta sexta-feira a pedido da Rússia para discutir o conflito na Síria, informaram diplomatas - um tema que, para o presidente francês, François Hollande, traz um "risco de guerra" entre a Turquia e a Rússia.

A reunião está programada para as 20h00 GMT (18h00 de Brasília).

A Rússia convocou o Conselho de Segurança da ONU depois que a Turquia defendeu uma operação militar terrestre na Síria com seus aliados, anunciou no comunicado a diplomacia russa.

Em nota dirigida à presidência do Conselho, exercida pela Venezuela este mês, a Rússia se declarou "muito inquieta com a escalada na fronteira turco-síria e os projetos anunciados pela Turquia de enviar tropas à Síria".

"A Rússia tem a intenção de submeter um projeto de resolução que consiste em por fim a todas as ações que socavam a soberania e a integridade territorial da Síria", indicou o ministério russo das Relações Exteriores.

A Turquia defendeu uma intervenção militar terrestre da coalizão internacional na Síria, o que arruinaria definitivamente a possibilidade de um cessar-fogo, que devia inicialmente entrar em vigor nesta sexta.

Também nesta sexta, o presidente francês, François Hollande, alertou em declarações à TV francesa para um "risco de guerra" entre a Turquia e a Rússia se houver um engajamento turco no conflito sírio.

"A Turquia está implicada na Síria (...) Existe aí um risco de guerra (com a Rússia) e é por isso que o Conselho de Segurança (da ONU) se reúne neste momento", afirmou Hollande à emissora France Inter.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)