(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EXCLUSIVA AFP - Coalizão árabe comprometida em restabeler o governo legítimo do Iêmen


postado em 18/02/2016 14:40

O ministro saudita das Relações Exteriores afirmou nesta quinta-feira que as operações militares da coalizão árabe no Iêmen têm como objetivo restabelecer o governo legítimo do pais.

Em uma entrevista exclusiva à AFP, Adel Jubeir afirmou que a Arábia Saudita, que comanda as operações da coalizão árabe no Iêmen, não se encontra "atolada"no país, apesar da resistência dos rebeldes xiitas huthis, que ainda controlam a capital Sanaa e parte do norte do país.

A coalizão ajudou o governo internacionalmente reconhecido a "retomar mais de três quartos do território" e forçou os rebeldes e seu aliado, o ex-presidente Ali Abdullah Saleh, a "considerar seriamente um processo político" visando uma acordo.

"É apenas uma questão de tempo antes que a coalizão no Iêmen tenha sucesso na restauração do governo legítimo do Iêmen para que controle todo o território nacional."

Apesar do fracasso dos esforços da ONU para incentivar uma solução negociada para a crise, o ministro saudita se diz otimista.

"Estou muito confiante de que o problema será resolvido tanto militar como politicamente", disse à AFP.

A última rodada de negociações entre o governo do Iêmen e os rebeldes ocorreu de 15 a 20 de dezembro de 2015, na Suíça, patrocinadas pelo mediador da ONU, Ismail Ould Sheikh Ahmed.

A retomada das negociações, agendada para 14 de janeiro, não teve prosseguimento.

Falando na quarta-feira ante o Conselho de Segurança da ONU, o mediador observou que "as profundas divisões" entre os protagonistas do conflito impedem por ora as novas negociações.

O conflito no Iêmen deixou mais de 6.000 mortos desde o início, em março de 2015, da intervenção da coalizão nesse país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)