(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vaticano é criticado na Índia por levantar suspensão a sacerdote pedófilo


postado em 17/02/2016 10:55

Os defensores dos direitos das crianças na Índia criticaram nesta quarta-feira o Vaticano para revogar a suspensão de um sacerdote católico, condenado nos Estados Unidos por abusar sexualmente de uma menor.

O sacerdote indiano Joseph Palanivel Jeyapaul, de 61 anos, havia sido suspenso por sua diocese na Índia há cinco anos, depois de ter sido acusado de abusar de duas meninas quando estava em Minnesota, Estados Unidos.

O religioso foi condenado a uma pena de prisão por agredir uma delas, de 16 anos.

No entanto, o Vaticano levantou em janeiro sua suspensão, seguindo a recomendação de um bispo indiano.

"O levantamento da suspensão equivale a uma justificativa de suas ações por parte da Igreja", afirmou à AFP Ranjana Kumari, diretora do Centro de Investigação Social, uma ONG de defesa dos direitos das meninas e das mulheres.

A decisão é "totalmente inaceitável", agora que o Vaticano quer erradicar os abusos sexuais por parte do clero, acrescentou.

Jeyapaul havia sido acusado de abusar de duas meninas quando atuava como sacerdote na diocese de Crookston, em Minnesota, entre 2004 e 2005. Uma das vítimas retirou suas acusações e a outra as manteve.

A diocese de Ooty, do estado indiano de Tamil Nadu (sul), o suspendeu em 2010. Em 2012 foi detido pela Interpol e extraditado aos Estados Unidos, onde foi condenado a um ano de prisão. Finalmente foi libertado e devolvido à Índia em junho de 2015.

Sebastian Selvanathan, porta-voz da diocese de Ooty, disse que, embora o Vaticano tenha levantado a suspensão de Jeyapaul, o religioso está afastado de qualquer serviço.

"Demos alojamento a ele, mas não terá nenhum papel ativo na Igraj", disse o porta-voz à AFP.

A polícia local disse que tentará reunir mais informação sobre o sacerdote, embora tenha esclarecido que não está sob vigilância.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)