Confirmada vitória de Trump e Sanders nas primárias de New Hampshire

Eleições norte-americanas ocorrerão em novembro deste ano. Antes, porém, os candidatos lutam, em eleições primárias ou em assembleias, para serem escolhidos pelos partidos

Agência Brasil
Bernie Sanders comemora vitória entre os democratas nas primárias de New Hampshire - Foto: AFP / Jewel Samad

O republicano Donald Trump e o democrata Bernie Sanders ganharam nessa terça-feira as primárias de New Hampshire, uma etapa importante da corrida eleitoral norte-americana para a escolha do presidente dos Estados Unidos. As eleições norte-americanas ocorrerão em novembro deste ano. Antes, porém, os candidatos lutam, em eleições primárias ou em assembleias, para serem escolhidos pelos partidos.

Nas primárias dessa terça-feira, o bilionário Donald Trump ficou com 34% dos votos dos republicanos, mais do que o dobro do pré-candidato John Kasich, governador de Ohio, que alcançou 16%. Em terceiro lugar, com 12%, ficou o senador do Texas Ted Cruz.

Pelo lado democrata, o senador Bernie Sanders ganhou 60% dos votos, enquanto a ex-secretária de Estado Hillary Clinton ficou com 39%.

Republicano Donald Trump durante pronunciamento de vitória em New Hampshire - Foto: AFP
As primárias de New Hampshire constituem a primeira de uma série de eleições – com urnas e votos secretos - que visam a escolher os delegados que vão votar nas convenções nacionais partidárias. Antes das primárias de New Hampshire houve o caucus de Iowa. Os caucuses – ou assembleias - também fazem parte etapa prévia que visa a escolher os delegados que vão votar por cada partido. Até as convenções nacionais partidárias, que ocorrerão em junho, haverá várias primárias e assembleias (caucuses) em todo o país.

Segundo o professor da Universidade de San Diego (California) Casey Dominguez, um candidato democrata precisa ganhar os votos de pelo menos 2.383 delegados. No total, a convenção nacional do partido terá 4.764 delegados.
Já o candidato republicano precisa ser homologado por pelo menos 1.237 delegados, de um total de 2.472 delegados do partido. “Portanto, é muito cedo para saber qual candidato será escolhido por cada partido”, disse o professor..