(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Imperador do Japão visita cemitério da II Guerra Mundial nas Filipinas


postado em 27/01/2016 12:22

O imperador do Japão, Akihito, visitou nesta quarta-feira o cemitério militar mais importante das Filipinas, onde há combatentes da II Guerra Mundial, uma etapa simbólica de sua histórica viagem de cinco dias ao país.

Depois de se reunir oficialmente com o presidente Benigno Aquino no palácio presidencial de Manila, Akihito, de 82 anos, visitou o chamado Cemitério dos Heróis, construído em 1947 em memória dos filipinos que morreram no conflito mundial.

O imperador e sua esposa começaram na terça-feira uma visita histórica às Filipinas coincidindo com o 60º aniversário da retomada de relações diplomáticas entre os dois países.

As Filipinas, que estiveram sob dominação americana, sofreram entre 1942 e 1945 a brutal ocupação do exército imperial japonês e foram palco de algumas das batalhas mais sangrentas do conflito na Ásia.

Durante a ocupação, o exército japonês obrigou milhares de mulheres filipinas a se prostituirem em prostíbulos militares (as chamadas mulheres de conforto), das quais apenas 70 continuam vivas, segundo a associação Lila Pilipina.

Sete delas estavam nesta quarta-feira entre as 200 pessoas que se manifestaram perto do palácio Malacanang de Manila, onde o imperador Akihito passou em revista a guarda de honra filipina.

Cerca de 200.000 mulheres, em sua maioria coreanas, mas também chinesas, filipinas e indonésias, foram escravizadas pelo exército japonês durante a II Guerra Mundial.

No fim de dezembro Japão e Coreia do sul chegaram a um acordo sobre a questão. Tóquio se desculpou oficialmente e ofereceu um bilhão de ienes (7,5 milhões de euros) para ajudar 46 mulheres sul-coreanas.

No caso das filipinas, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Charles Jose, disse à AFP que a questão não será tratada durante a visita do imperador.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)