O Ministério israelense da Defesa aprovou a construção de 153 novas casas nas colônias da Cisjordânia ocupada - informou um porta-voz da organização israelense contrária à colonização A Paz Agora.
Esta é a primeira vez em um ano e meio que o governo aprova planos para novas construções na Cisjordânia, segundo a ONG.
Adotados na semana passada, esses planos se referem a construções de residências perto da colônia de Ariel (norte), da colônia de Carmel, na região de Hebron, e no bloco de colônias de Goush Etzion, relatou o porta-voz da ONG, Hagit Ofran.
A Paz Agora tinha advertido em 28 de dezembro que Israel trabalhava para reativar e ampliar planos para construir novas residências para colonos judeus na área da Cisjordânia ocupada, conhecida como 'E1'.
Em um informe, a ONU assegurou que se baseia em dados do governo, obtidos mediante uma solicitação no âmbito da lei sobre liberdade de informação.
Segundo o mesmo, o ministério da Habitação pretende construir 55.548 unidades residenciais na Cisjordânia - inclusive dois novos assentamentos -, das quais mais de 8.300 estariam nesta área.
.