Avança incêndio florestal em área protegida da Patagônia argentina

AFP

Pelo menos 1.200 hectares foram destruídos pelo fogo no Parque Nacional Los Alerces, uma área protegida de árvores antigas na província argentina de Chubut, a 1.900 quilômetros ao sudoeste de Buenos Aires - informaram as autoridades nesta sexta-feira.

O fogo, que começou no meio-dia de quinta-feira, se alastrou rapidamente pela ajuda do vento e as altas temperaturas do verão.

Pelo menos 15 pessoas foram retiradas preventivamente, mas o fogo afetou uma área longe de áreas urbanas e de difícil acesso, onde não há estradas.

Mais de 150 brigadistas do Serviço Nacional de Controle do Fogo trabalham com 2 helicópteros e quatro aviões hidrantes para controlar o incêndio.

O fogo, cuja origem ainda não foi estabelecida, começou na zona conhecida como La Cascada, localizada no sudeste do parque, um local de difícil acesso onde não há estradas e o tráfego não é permitido.

O Parque Nacional Los Alerces possui uma área de 260.000 hectares de parques patagônicos e abriga parte da floresta valdiviana de grandes proporções em solo argentino, na pré-cordilheira andina perto da fronteira com o Chile.

.